Bagagens – Suas Malas no Avião sem Problemas

0
1625
Bagagens – Quais são as regras para embarcar sem problemas? 

Há muitas dúvidas de nossos leitores sobre o limite de peso das malas. Vamos as regras!

Qual o limite de peso de cada mala?
Em viagens internacionais, tendo em vista nova regulamentação desde 2017, não há uma obrigação da empresa aérea oferecer malas grátis no voo. Porém, tem sido comum pelas principais (LATAM, American, Delta) permitir gratuitamente 2 malas de 23 Kg.
Passageiros de classes executivas ou Premium em geral tem benefícios que podem incluir até malas com 32Kg.
Confira com sua empresa aeradas.

Se eu viajar dentro dos EUA para várias cidades americanas, o limite é o mesmo, de 23 Kg?
Se você estiver viajando pela mesma companhia aérea e seus bilhetes foram comprados todos juntos, você será considerado um passageiro internacional e o limite de peso de suas malas se mantém o original (em geral, com as duas malas de 23Kg)
Se você emitir uma passagem aérea em outra empresa aérea (por milhagem, por exemplo), o limite de peso das malas será o do novo voo. Atenção porque muitas empresas americanas incluem apenas uma mala (ou até nenhuma) na franquia gratuita.
Como sugestão, emita tudo no mesmo bilhete e não tenha problemas!

Se você viajar dentro do Brasil por várias cidades antes de pegar o voo internacional, qual é o limite?
Vale a mesma regra acima. Se as passagens forem compradas juntas da mesma empresa, trata-se de uma viagem internacional, com limite mantido. Caso contrário é necessário verificar as regras da passagem nacional que você comprou. Não há mais obrigação de ter malas gratuitas. Em geral elas são compradas a parte.

Quantas malas eu posso trazer?
Desde 2017, não há mais regras obrigatórias, mas em geral, as empresas aéreas estão praticando, em viagens internacionais, a liberação de cada passageiro poder trazer 2 malas. Algumas empresas aéreas liberam a 3 mala para clientes VIP de programas de milhagem ou classes executivas. Mas as regras estão sendo cada vez mais rígidas, pois as empresas aéreas estão com problemas financeiros e querem ganhar receita pelas muitas.
Ou seja, salvo alguma roubada (sempre confira na hora de comprar o bilhete – a Gol costuma fazer umas sacanagens de vez em quando), você pode trazer 2 malas.

Crianças de colo ou com menos de 2 anos (sem assento comprado) podem trazer quantas malas?
Crianças nesta idade podem levar um carrinho de bebê dobrável ou um bebê conforto, além de uma bagagem de mão.

E a mala de mão? Tem limitações?

Sim. Ela deve ter dimensoes pequenas (máximas de 20 x 40 x 55 cm – há uma certa variação neste item, algumas empresas aéreas aceitam, por exemplo, até 25 x 45 x 56cm, mas não conte com isto…) para caber no bagageiro superior do avião, com limite de peso de 10 Kg. Algumas empresas aéreas verificam isto, outras deixam passar. Mas, é melhor respeitar a regra para não ter que ficar abrindo a mala e trocando as coisa de uma bagagem para outra no check-in.
Cada passageiro pode trazer uma mala de mão e uma bolsa/ sacola.

O que eu posso trazer na mala de mão?

Existe uma orientação nos aeroportos que indica os seguintes itens:
– Mamadeiras e papinhas (desde que bebês estejam viajando).
– Medicamentos essenciais com prescrição médica (neste caso, deve-se levar uma receita do remédio com o nome do passageiro).
– Medicamentos essenciais que não necessitam de prescrição médica (colírio, solução fisiológica para lentes de contato, etc., desde que não excedam 120ml).
– Insulina e líquidos (incluindo sucos especiais ou gel) para passageiros diabéticos acompanhados de prescrição médica desde que não excedam 148 ml.
– Cosméticos sólidos (batons, protetor labial ou desodorante em bastão, etc.).
– Aparelhos eletrônicos (laptop, câmera fotográfica, jogo portátil, celular, etc.).

O que eu não posso trazer na mala de mão?

– Todos os tipos de bebidas.
– Shampoos (líquido ou gel).
– Cremes (líquido ou gel).
– Perfumes (líquido ou gel).
– Loções (líquido ou gel).
– Cosméticos líquidos (de qualquer tipo).
– Spray de cabelo.
– Creme dental.
– Desodorantes (em aerosol, líquidos ou creme).
– Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete, etc.
– Armas de qualquer tipo.

Se eu entrar no avião e não tiver lugar no bagageiro superior, o que devo fazer?
Peça ajuda dos comissários de bordo. Eles irão buscar um local, mesmo que afastado de seu assento, colocar nos compartimentos na frente da aeronave ou solicitar que você coloque esta bagagem embaixo de seu banco.

O que acontece se eu estourar o limite de peso ou de quantidade de bagagens?
Há uma multa pesada, que depende da empresa aérea. Em geral, o valor varia de US$ 100 a  US$ 200 dólares.

E se eu aproveitar minhas milhas para o trecho nacional da viagem e comprar o bilhete internacional separado? O que acontece?
Isto acontece muito: por exemplo, pessoas que moram em Curitiba emitem o trecho Curitiba – São Paulo com milhas e compram a passagem de São Paulo – Orlando em separado. É importante ter cuidado com esta solução pois o trecho que você emitir com milhas será considerado nacional, com regras diferentes do internacional… E suas compras em Orlando fatalmente vão estourar esta cota…

E boa viagem!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here